Quem sou eu

Minha foto
salvador, bahia
desenhadora

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Baba Ifalanan, em Salvador, de 29.08 a 04.09.12



De 29.08 a 04.09.12 Baba Ifalanan estará em Salvador , quero aproveitar a oportunidade e reunir a  comunidade de Ifá local.



Babalawo Ifalana foi apresentado aos Orisás há mais de 20 anos, quando conheceu Ifá e recebeu seu Isefá.
Mesmo tendo sido apresentado primeiramente à Ifá, achou por bem ser iniciado no candomblé aqui mesmo no Brasil, o que aconteceu pelas mãos da Iyalorisá Lídia de Osálá filha de Iya Omilasí.
Algum tempo depois, foi até a Nigéria onde tornou-se Babalawo pelas mãos do próprio Baba Arabá Agbaye, que é seu Oluwo, tornando-se omo ifá de Baba Araba Agbaye.
Em 2009 foi o rganizador e coordenador do 1º Festival Mundial de Ifá no Brasil, tendo trazido ao nosso país o pontífice da religião yourubá Baba Arabá juntamente com uma comitiva composta dentre eles pelo 2º e 3º da linha de sucessão do Merindilogun Baba Agbongbon e Baba Akoda, vindos diretamente de Ile Ifé na Nigéria.
Vários se dizem Arabá, porém, Baba Arabá é o único legítimo e reconhecido como tanto pela tradição da religião yorubá. Em julho de 2010, por merecimento acabou sendo nomeado CHIEF ERENIMOYE
AWO ORUNMILA OF ILÊ IFÉ.
Assim, Baba Ifalana é o primeiro estrangeiro a receber um título genuinamente yorubá, que lhe foi outorgado pelos membros do Merindilogun (conselho dos 16 maiores de Ifá). Nunca na história um estrangeiro havia recebido um título genuíno, tornando-se Baba Ifalana o primeiro a recebê-lo, fazendo parte hoje de
um seleto grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário