Quem sou eu

Minha foto
salvador, bahia
desenhadora

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ifá


Ifá...

Ifá é um oráculo que, segundo consta, nasceu no Antigo Egito e migrou para África Ocidental, especialmente para as regiões onde estão localizados a Nigéria e o Benin. Nestas terras encontrou condições de desenvolver-se e estabelecer-se até os nossos dias, tendo chegado a Cuba e ao Brasil no século passado com os escravos Nagôs. Atualmente, apesar da Revolução Socialista Cubana, existem Babalawos consagrados, mantendo viva e aprofundando a tradição  de Ifá.
Este oráculo é composto por 256 signos ou odun de Ifá, cujo corpo literário contém, pelo menos, 101 histórias relacionadas a cada um deles. Neste contexto é possível entender o passado, o presente, o futuro, a origem mística de todas as coisas, a psicologia humana, as formas de pensar e atuar da Humanidade, as doenças espirituais, a cura pelos ritos e a farmacologia vegetal.
A concepção do Ifismo -o universo de Ifá- é a doutrina do pensamento tradicional Yorubá, por excelência; é o porta-voz e intérprete dos Orixás junto aos homens; é a expressão condensada da sabedoria que chegou a nós em forma de parábolas e metáforas. Os ensinamentos, que dele podemos adquirir, depende de como cada qual analise e aplique os conselhos recebidos através da interpretação, feita pelo sacerdote, do oráculo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário